Censura e Poder Local
Ascenso Simões, secretário da Administração Interna e Presidente da Federação Socialista local mandou retirar uma edição de um Jornal de Vila Real ao qual tinha dado uma entrevista por não a ter revisto previamente.
Veio imediatamente o ao de cima o complexo de direita dos nossos media pedir a demissão do homem, avisar com o retorno da censura e quase chamar fascista ao Homem.
Primeiro, existia um pré-acordo entre o secretário e o director do jornal que este não cumpriu ao publicar o jornal. Se era lícito ou não, não interessa, estava acordado e como tal se o director o rompeu, AS tinha todo o direito moral de mandar retirar a edição da banca.
Agora, a questão importante é como é possível que tivesse tanto poder assim para o fazer, porque suponho que não recorreu a nenhum mecanismo legal, apenas à ameaça.
A questão é: ameaçou com o quê? Terá o facto de ser presidente da federação socialista local e o jornal uma edição regional que muito possivelmente não é financeiramente independente a ver com o caso?
Assim vai o nosso poder local...
2 Comments:
E a palavra...
Ascenso Simões acordou com o Director do Jornal que reveria a entrevista antes de publicada. E fez bem porque a CS local é uma vergonha. O Director queria publica-la antes de Ascenso a libertar. O Director queria taanto a entrevista mas não queria cumprir a palavra dada. Só os políticos são culpados? E então estes jornalistas de caserna. este caso Ascenso não tem culpa nenhuma.
Já agora...
Que eu saiba o tal Ascenso Simões já não é Presidente da Distrital á alguns anos...
Post a Comment
<< Home