liberalismo vs democracia
Num artigo extraordinariamente simplista ontem no diário económico “O espectro liberal”, o historiador Rui Ramos argumenta que a rejeição da Constituição em França representou uma rejeição do “liberalismo” e que ao mesmo tempo os seus defensores seriam apoiantes da mesma doutrina.
Questionando-se sobre as razões para esta unanimidade anti-liberal, propõe o extraordinário argumento de que o voto contra o liberalismo foi um voto a favor da democracia mas não pelas razões que se poderia pensar. Com uma pseudo-revisão histórica propõe que a democracia foi usada para destruir as monarquias da Europa criando o problema aos novos líderes do que fazer com a parte da população que não era tão afortunada e instruída como eles. Temendo um regresso ao passado clerical e dinástico ou uma anarquia expropriadora, criaram o Estado Social de modo a poderem governar como quem pastoreia uma massa de clientes do Estado vulnerável às manipulações mais grosseiras.
Conclui assim que a raiva dos actuais líderes europeus ao liberalismo é causado pelo medo de perder a governação democrática que lhes permite exercer o poder como actualmente o fazem, burocraticamente...
Ou seja, o estado social é um truque da burguesia para manipular o povo e o liberalismo o modo de com menos democracia poder existir mais participação...
A mim o artigo faz-me questionar o seguinte: como é que estas coisas são publicadas em jornais e que tipo de aulas dará este senhor?
0 Comments:
Post a Comment
<< Home